#33InfânciaArteArtes VisuaisCulturaSociedade

Um e três olhares

por Isabel de Castro

No mês de outubro, celebramos a infância. Dedico este texto a três olhares artísticos sobre a representação de crianças. O olhar de Diego Velázquez (1599-1660), artista barroco espanhol; de Pablo Picasso (1881-1973), também espanhol, porém do período modernista; e de Balthus (1908-2001), pintor francês de origem polonesa, esclarecendo que classificá-lo de moderno seria praticamente uma ofensa, uma vez que o próprio se dizia inclassificável. A escolha de três artistas com características tão díspares não é por acaso, isto porque possibilita evidenciar três facetas do período inicial da vida de todos nós.

Retrato de menina, de Diego Velázquez (1640)

“Retrato de menina” (1640), de Velázquez, é um exemplo da naturalidade que o artista captava de seus retratados. Embora a tela esteja inacabada, a face está pintada com terna dedicação e realismo. Não há informação de quem seja a modelo, e não é necessário saber. O pintor foi um dos expoentes do barroco e renomado artista da corte de Felipe IV de Espanha. Ele não registrou somente a nobreza, como também as figuras menosprezadas pela elite, sendo a série dos bobos da corte e da criadagem os melhores exemplos, resgatando a dignidade desses personagens. Sua pintura não apenas trouxe frescor ao barroco espanhol, mas também serviu de modelo aos pintores vanguardistas, como os impressionistas e o próprio Picasso. Velázquez soube tirar o máximo da representação em poucas pinceladas, como é possível ver nos cabelos brilhantes, nas pupilas negras e no acetinado da pele da menina. Poderia ser um retrato sério e pesado, mas o artista mostra leveza e, talvez, indagação. As feições da menina são ainda infantis, embora seu penteado já a introduza na moda do mundo adulto. Neste retrato aparentemente singelo, tem-se o nascimento de uma personalidade, o início de uma pessoa em formação retratada pelos olhos do artista.

Paul vestido de arlequim, de Pablo Picasso (1924)

Pablo Picasso é considerado o maior pintor do século XX, tendo passado por inúmeros movimentos, sempre deixando sua inquietude marcada em cada um deles. A experimentação foi seu procedimento mais destacado. Escolhi o retrato de seu filho, “Paul vestido de arlequim” (1924), como um representante da “primavera da vida”.
É como uma aula de pintura e desenho, com diversos tratamentos que se justapõem em harmonia e serenidade. O menino está acomodado entre duas manchas pretas, que representam a cadeira, e tem o rosto representado com traços simples e manchas que indicam o volume das faces. Sua roupa está estilizada em losangos amarelos e azuis e tornam seu corpo quase planificado. Se deduz que as manchas acinzentadas são os babados do figurino que emolduram o decote e os punhos. Os pés da cadeira estão simplesmente indicados por traços espontaneamente inacabados. O artista vanguardista não se preocupa em disfarçar a hesitação com a transparência da cena, porque deixou o sinal de um terceiro pé desenhado embaixo da cadeira. Aqui, Picasso explicita toda a liberdade lúdica da infância, afirmando-a com respeito e seriedade (e aqui penso estar evidente a influência de Velázquez na obra de Picasso). O menino está com uma roupa divertida sentado em um “trono”, e não uma cadeira qualquer. O artista enobrece a infância.

Joan Miró e sua filha Dolores, de Balthus (1938)

E, em terceiro lugar, elegi o retrato de “Joan Miró e sua filha Dolores” (1938), de Balthus, admirador de Velázquez e contemporâneo de Picasso. O artista franco-polonês é controverso pela temática erotizada de sua obra, embora aqui não seja o caso. É a representação de um pai artista e sua filha. A construção da cena é clássica, linha do horizonte localizada na metade da altura da tela, e as figuras estão centralizadas no espaço. A metade superior da imagem é clara, e a inferior, escura, o que dá peso ao espaço. Mas os aspectos clássicos acabam por aí. Miró e Dolores estão pintados com fortes traços expressionistas, feições marcadas, volumes exaltados e contornos definidos. As cores predominantes são neutras, com fortes contrastes de luz e nas linhas do vestido da menina. A figura do pai está sentada e tranquila, olhando diretamente para o observador. A da criança demonstra tensão, olha para um ponto abaixo à esquerda do espectador. Aparentemente, ela está apoiada na perna do pai, mas as listas do vestido, junto à posição suspensa da perna, indicam movimento, além de o corpo estar fora do eixo vertical. Ela pode ter acabado de chegar à frente do pai, ou pode estar com a intenção de sair de cena. Já o pai apoia uma mão no joelho e a outra envolve o corpo da filha, porém também sugere que ele esteja contendo o movimento da garota. A figura paterna está representada com proporção, mas a cabeça da menina é maior em relação ao corpo; inversamente, os pés e as mãos estão pequenos para este mesmo corpo, como se ainda estivesse em crescimento, necessitasse de ajustes. É uma imagem que, embora pareça posada, denota tensão e, por isso, é significativa. Mais que um retrato de pai e filha de caráter familiar, ele remete a outras simbologias; pode ser a proteção de um pai em relação à sua prole e/ou pode ser a infância que escapa, evidenciando o olhar aguçado de Balthus.

A arte é o campo que nos capta pela visão. E é boa arte quando apresenta camadas de leitura variadas, que podem se entregar de forma imediata e direta ou de forma mais sutil. Depende da sensibilidade do espectador também e, por essa razão, estimular nas crianças o senso de observação e indagação traz diversidade à realidade percebida. Assim, a naturalidade, a nobreza e, também, a ambiguidade são três olhares sensíveis voltados à infância por meio dos quais os artistas escolhidos realizaram suas obras. E meu olhar os uniu.


Isabel de Castro é Doutora em Comunicação Social (PUCRS), Mestre em Artes (USP) e professora do curso de Design, Moda e Comunicação Social da ESPM-POA.


Originalmente publicado na edição Infância

Assine e receba a revista Amarello em casa
Slot Gacor Slot Deposit Pulsa Situs Slot Gacor Slot Gacor Online Slot Tergacor Situs Slot Tergacor Bandar Judi Slot Online Judi Slot Online Judi Slot Tergacor Agen Slot Tergacor Agen Situs Slot Gacor Daftar Slot Tergacor Situs Slot Tergacor Dan Terpercaya Daftar Agen Slot Tergacor Daftar Situs Judi Slot Tergacor Slot Tergacor Hari Ini Agen Slot Tergacor Dan Terbaik Situs Slot Deposit Pulsa Situs Slot Tergacor Populer Daftar Slot Tergacor Maxwin Situs Judi Slot Tergacor 2022 Bocoran Slot Tergacor Hari Ini Info Bocoran Slot Tergacor Hari Ini Link Daftar Situs Slot Gacor Daftar Slot Gacor Hari Ini Daftar Slot Tergacor Gampang Menang Daftar Slot Tergacor 2022 Situs Judi Slot Tergacor Situs Judi Slot Tergacor Dan Terbaik Situs Judi Slot Tergacor Dan Terbaik 2022 Slot Tergacor Mudah Menang Slot Online Slot Online 2022 Slot Online Gacor
https://nzatedinburgh.com
https://elteuvot.org
https://springtothetap.org
https://aaer.org
https://thedocc.com
https://storyforgeproductions.com
https://wvmuseums.org
https://plastykkolo.com
https://whoownstheicehouse.com
https://worldhockeysummit.com
https://australiavotes.org
https://conqueringdreams.org
https://mileageworkshop.com
https://saltbricktavernnyc.com
https://actoncloud.com
https://cathfam.org
https://sarzanascacchi.it
https://www.paolodisabatino.it
https://sabislot88.web.fc2.com

 

 

Cadastre-se