ArteArtes Visuais

O Polochon de Lina Bo Bardi

A peça icônica criada pela artista tem tiragem especial revertida para o Instituto Bardi e a Casa de Vidro

O Polochon é uma invenção que nasceu da mente do escritor simbolista francês Alfred Jarry, em 1885, mas veio a ganhar forma apenas cem anos depois, na cenografia da montagem brasileira da peça Ubu Rei, criada por Lina Bo Bardi, a convite da companhia Teatro do Ornitorrinco.

Desde então, a figura simpática de duas bundas vive na Casa de Vidro, antiga residência da Lina Bo e seu marido Pietro Bardi, tendo participado de diversas exposições mundo afora.

Para celebrar os 35 anos do Polochon, a Carbono Galeria e o Instituto Bardi desenvolveram uma edição exclusiva de 35 exemplares, com escala reduzida e renda revertida para o Instituto. A edição foi desenvolvida a partir de um escaneamento 3D do trabalho original e reproduzida em resina na escala 1: 4.

A caixa de madeira que acompanha e acomoda a edição foi inspirada nos desenhos do mobiliário de Lina. A obra ficará exposta e disponível para venda na Carbono, tanto na galeria quanto pelo site, e um exemplar também estará à vista na Casa de Vidro.