#20DesejoFotografia

Sobre a capa: William Eggleston

William Eggleston (norte-americano nascido em 1939), ficou conhecido como o precursor da fotografia colorida americana. Suas imagens mostram em cores vibrantes o cotidiano e a paisagem do sul dos Estados Unidos, nos anos 1960 e 1970.

Ainda estudante universitário, comprou uma câmera fotográfica e, embora no início trabalhasse em preto e branco, em 1965 começou a experimentar a fotografia colorida. Seu olhar sobre a vida comum democratiza o mundo ao seu redor, e cada detalhe tem importância em suas imagens ampliadas em grande escala, monumentalizando os objetos cotidianos. Ao focar suas lentes em estradas, outdoors, lanchonetes, supermercados, motéis, plantações e subúrbios, assim como em amigos, familiares e personagens anônimos, Eggleston também registrava as transformações sociais por que passava sua região natal.

Eggleston descobriu o sucesso em 1976, quando John Szarkowski, diretor do departamento de fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York, organizou uma exposição de suas fotografias coloridas na instituição. A novidade da exposição, que apresentava cenas prosaicas, liberdade de composição formal e apostava na cor, tornou-se assunto de intenso debate entre a comunidade fotográfica, recebendo duras críticas, pois, até então, o preto e branco e temas como a paisagem e o retrato ainda dominavam a arte fotográfica. Hoje, as imagens de Eggleston estão entre as mais célebres da história da fotografia do século XX.