1. Lance difícil, momento crítico, situação angustiosa. Afff, cruz credo, que coisa horrorosa. É ruim até pra falar, eu aqui dando risada… focar em transe… sei lá. O transe é uma merda. Rá! _ Estou dizendo que eu não paro de rir. Nem vou parar. O lance é fácil, o momento é leve, a situação amorosa… estou me esbaldando. Tenho que me esbaldar. Afinal, logo mais a roda gira, vira e mexe ele acontece. O transe. Afff, cruz credo, me esquece.
2. Susto ou apreensão de um mal que se julga próximo. Uichi, essa é pior ainda… esse susto, essa apreensão… Ninguém merece ter certeza absoluta de que alguma coisa vai dar errado em algum momento, não é não? Mas a vida é assim, vamos fazer o quê? Só lamento.
3. Crise, lance, perigo. Ah, crise é comigo. Tenho todo mês, na TPM, é raro não acontecer. Entro naquele humor desgraçado, destilando ironias… também, pudera, justo nesse período o mundo decide me enfurecer. Pego aquele taxista sem a menor destreza, andando no limite mínimo da velocidade, rodando por São Paulo a 30 km por hora… bruuuuuuuuum: ai, que vontade de xingar, que vontade. Mas não, sou educada: “Moço, será que o senhor pode ir um pouquinho mais rápido, estou com um pouquinho de pressa”. Rrrr. Qualquer dia ainda mato um desses.
4. Ato ou efeito arriscado. Pensa bem, sair da cama é arriscado. Fala sério, a gente se preocupando com isso; não pode, tá errado. Olha aí o Justin Bieber, correndo o risco de pagar o maior mico da história da humanidade… qual o problema? De repente, pagar um mico é tudo o que a gente mais precisa. Cometer um pecado. Sair do esquema.
5. Combate, duelo. Me lembra um amigo passando por um processo de separação… eu acho que eles vão se matar qualquer dia, sei não. Depois de tanto tempo juntos, não conseguem se entender; não é estranho? Bom, às vezes não é fácil mesmo, vira aquele mal-entendido sem tamanho… Qual será no dicionário o significado do verbo entender? Escutar o que o outro não diz?… Deve ser.
6. Aflição, dor, angústia. Passo, passo, passo. Sinto um pouquinho de cada toda vez que acendo um cigarro. #prontofalei. Cadê meu maço?
7. Falecimento. Teve um hoje, perto de alguém que está perto… Morrer é aquela coisa, é certo. Eu mesma morri na semana passada, numa ocasião. Desde então não sou mais a mesma. É bom.
8. Ânsia mortal, agonia. Não estou sentindo nada. Alegria, alegria, alegria.
9. Inquietação, medo. Veja bem, inquietação é da natureza; agora, medo… “Você tem medo de quê?”. Autoquestionamento básico. Altura? Cobra? Barata? A gente não tendo medo de viver… isso é que mata.
10. Estado de subordinação do hipnotizado ou hipnotizador. Oi? Quer dizer que os dois estão subordinados? Alguém explica, por favor?
11. Folc. Estado em que ficam, nos candomblés, os cavalos-de-santo para receber a visita de um orixá. Meu irmão do meio jura que já viu uma coisa dessas, vou te contar: o tal cavalo era uma mulher, tomando cachaça direto da garrafa, falando com uma voz de homem… Imagina o medo? Ele diz que saiu correndo, ele e mais dois amigos. Um deles fez xixi nas calças. (Não sei qual, é segredo).
A todo o transe, custe o que o custar. Sejam quais forem as consequências.