Cultura

Fogo de Isabel: o dia em que São João nasceu

por Poli Pieratti

Junho é o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro, comemorados pelas aconchegantes festas juninas. Era a festa mais esperada da minha infância, caracterizada pelas quadrilhas, retalhos, bigodes de carvão, peixes de papel e fogo.

A primeira vez que vi uma fogueira foi assim, em um junho frio. Lembro de ouvir alertas de perigo e histórias de queimaduras que tentavam amenizar a hipnose da chama, ou a euforia dos estalinhos, balões e rastapés. Mas o que eu mais amava na festa, depois da canjica, era o cheiro de fumaça e pólvora. Na época eu não sabia muito bem do que se tratava, mas inspirava fundo para guardar o odor na lembrança.

De acordo com a tradição católica, a fogueira faz parte da história de São João Batista, santo que dá nome aos festejos dos arraiás. Quando Maria engravidou de Jesus, sua prima Isabel estava grávida de João – ambas gestações foram anunciadas pelo mesmo anjo. Elas combinaram que, no momento do parto, acenderiam uma fogueira para avisar a chegada do filho. E foi isso que Isabel fez. 

É também com um aviso incendiário que a vida se inicia: quando o bebê coroa na saída da vagina, ele forma o círculo de fogo. A ardência avisa que está prestes a sair. Algumas mulheres conseguem perceber isso e até fazem o parto sozinhas, chegam a pegar o bebê com as próprias mãos.

Pois Isabel pariu João Batista, primeiro mártir da Igreja e o último dos profetas. Foi ele que batizou Jesus – o nome Batista vem daí. Também foi quem reconheceu o Messias, e passou a peregrinar com a notícia em mãos. Há um lindo depoimento de Luiz Antônio Simas que me ajudou a clarear a história católica – e, sobretudo, o sincretismo do Brasil: 

“Adoro São João. Nele vejo um detalhe comovente, que começa na Palestina e termina no São João virado em Xangô Menino. Como é que João Batista, primo de Jesus, um profeta iracundo, decapitado a mando de Herodes Antipas, virou na cultura popular o São João do Carneirinho? Isso é muito brasileiro. Aqui prevaleceu o João menino, filho de Isabel, primo de Jesus, aconchegando no colo o Cordeiro de Deus. O único santo comemorado no dia do nascimento, e não da morte. É linda a infantilização de João, o profeta que virou erê no cristianismo popular.” 

São João, Xangô menino
(Caetano Veloso e Gilberto Gil)

Ai, Xangô, Xangô menino
Da fogueira de São João
Quero ser sempre o menino, Xangô
Da fogueira de São João

E ao pensar no menino e na fogueira, lembrei do parto de uma grande amiga, a Ayla. Ela teve seu primeiro filho no dia 24 de maio de 2019. Optou pela via natural e humanizada. A separação dos dois corpos traz muito frio para ambos, e a quentura é o antídoto. “Parto precisa de calor – a minha parteira falava. Para parir e abortar, você come coisas que aquecem, como a canela e a pimenta. Durante a gestação fiz umas dinâmicas para entender o que seria calor e frio, pra mim. Quando decidi quais pessoas estariam comigo no parto, fiz questão de convidar uma amiga para cuidar, literalmente, do fogo.”

Assim que a bolsa estourou, ela veio até a minha casa levantar a chama. Havia lenha para muitos dias, e o fogaréu acompanhou as doze horas de trabalho de parto e seguiu sendo alimentado por uma semana ininterrupta. Quando a madeira acabou, a substituíram por uma vela grande, e outra, e outra. Durante todo o resguardo havia uma chama acesa na casa, cuidada pela mãe, pela avó e por três amigas-madrinhas. Até que, no quadragésimo dia, a parteira voltou para fechar o ventre – e a vela foi soprada.

São João menino
Luísa Malheiros, 2022
(desenho feito por uma das madrinhas, cuidadora do fogo)

“A gente gasta muita energia durante o período, ficamos muito vulneráveis e abertas. O fogo é uma companhia para a transformação. Lembro que quando eu cozinhava, durante a minha gestação, a barriga perto do fogão deixava meu útero todo contraído. Ele fica inquieto, com o calor.”

Ela disse que os outros elementos também são grandes companheiros. O ar regula a respiração, acalmando o corpo todo. A terra dá firmeza e recebe os restos do cordão, e tem a água do líquido amniótico a envolver o pequeno corpo. 

Ela tinha preparado a banheira para o parto subaquático, mas não sentiu vontade de imergir. “Eu fui testando várias posições. Até que pus o pai sentado na cama, ajoelhei no rolo de yoga e me apoiei na virilha dele. Na hora H, antes da cabeça, duas perninhas começaram a se mexer, levamos um susto. Nico nasceu de parto pélvico, um tipo que não é recomendado ser feito na água.” Segue um desenho da Ayla, que mostra a posição, naturalmente escolhida:

Santo é aquele que comprova um milagre e São João não realizou nenhum. Mas seu nascimento, em si, foi considerado “o grande milagre”. O mesmo Anjo Gabriel, que avisou Maria sobre a vinda de Jesus, fez a anunciação de João – concebido pela prima estéril, em idade avançada. Mesmo com o corpo atrasado, Isabel encarnou o próprio milagre. Como canta Zeca Veloso, “todo homem precisa de uma mãe”. Todo santo, também.

O jovem São João Batista.
Escultura em mármore, de Domenico Pieratti, artista italiano nascido em 1600.
(É, por acaso, o primeiro homem batizado com o sobrenome que carrego. Sua mãe é desconhecida). 

Slot Gacor Slot Deposit Pulsa Situs Slot Gacor Slot Gacor Online Slot Tergacor Situs Slot Tergacor Bandar Judi Slot Online Judi Slot Online Judi Slot Tergacor Agen Slot Tergacor Agen Situs Slot Gacor Daftar Slot Tergacor Situs Slot Tergacor Dan Terpercaya Daftar Agen Slot Tergacor Daftar Situs Judi Slot Tergacor Slot Tergacor Hari Ini Agen Slot Tergacor Dan Terbaik Situs Slot Deposit Pulsa Situs Slot Tergacor Populer Daftar Slot Tergacor Maxwin Situs Judi Slot Tergacor 2022 Bocoran Slot Tergacor Hari Ini Info Bocoran Slot Tergacor Hari Ini Link Daftar Situs Slot Gacor Daftar Slot Gacor Hari Ini Daftar Slot Tergacor Gampang Menang Daftar Slot Tergacor 2022 Situs Judi Slot Tergacor Situs Judi Slot Tergacor Dan Terbaik Situs Judi Slot Tergacor Dan Terbaik 2022 Slot Tergacor Mudah Menang Slot Online Slot Online 2022 Slot Online Gacor
https://nzatedinburgh.com
https://elteuvot.org
https://springtothetap.org
https://aaer.org
https://thedocc.com
https://storyforgeproductions.com
https://wvmuseums.org
https://plastykkolo.com
https://whoownstheicehouse.com
https://worldhockeysummit.com
https://australiavotes.org
https://conqueringdreams.org
https://mileageworkshop.com
https://saltbricktavernnyc.com
https://actoncloud.com
https://cathfam.org
https://sarzanascacchi.it
https://www.paolodisabatino.it
https://sabislot88.web.fc2.com

 

 

Cadastre-se