Deprecated: Return type of PMXE_Config::getIterator() should either be compatible with IteratorAggregate::getIterator(): Traversable, or the #[\ReturnTypeWillChange] attribute should be used to temporarily suppress the notice in /var/www/amarello.com.br/htdocs/wp-content/plugins/wp-all-export-pro/classes/config.php on line 92
Café Amarello: os sabores de São Paulo - Revista Amarello
Cultura

Café Amarello: os sabores de São Paulo

A Amarello Barra Funda está localizada na Rua Vitorino Carmilo, 928, em São Paulo.

Gustavo Rozzino é o chef por trás do bistrô TonTon e da trattoria Tontoni, ambos em São Paulo, na região dos Jardins. Tendo passado muitos anos na Europa — em lugares como Montpellier, na França, e Milão, na Itália —, sabe valorizar o que é brasileiro sem deixar de acreditar nas misturas de experiências. Sempre com uma proposta de descomplicar, suas empreitadas aqui e ali buscam os mais diversos públicos e paladares. Sendo assim, com essa alma cigana, não poderia haver alguém mais indicado que Gustavo para pensar nos menus do espaço Amarello Barra Funda, que sempre se transformarão conforme a estação do ano. 

Como uma forma de se reimaginar alguns pratos consagrados pela cultura paulistana, propõe-se — nas palavras do próprio chef — uma “releitura dos ingredientes clássicos”. A ideia é respeitar a essência dessa forte tradição, mas recebendo uma lufada viçosa de ar muito bem-vinda. As opções do cardápio são elaboradas com aquilo que, apesar de o mesmo, foge do padrão de suas composições. Estamos falando de ingredientes como pão de miga, pães artesanais, chocolate belga, café orgânico premiado e muitos outros integrantes do inventário gastronômico de São Paulo que se apresentam aqui com uma pitada de renovação. 

Mudam-se os comos, mas não se mudam os porquês; constroem-se novos caminhos, mas o acolhimento do ponto de chegada é o mesmo.

O caráter transitório e a ânsia por sempre agregar, traços esses tão intrínsecos ao menu e as escolhas que o definem, funcionam como metáforas da própria Barra Funda: a renovação constante que acontece dentro de sua herança cultural; as estações que nunca se assemelham, pois preferem se somar; os sabores de uma São Paulo cuja tradição maior é não ter medo de nunca parar e continuar seguindo em frente em busca do novo. 

“Está sendo uma grande experiência conhecer o bairro de maneira mais profunda nesse momento de renovação”, conta Rozzino. “O espaço Amarello Barra Funda com certeza vai ser abraçado como aquele lugar excelente para ir à tarde, tomar um café, curtir a cidade e um dos pontos mais efervescentes. É mais um pedaço paulistano a ser explorado — e bem nesse quadrilátero onde existem tantos estúdios e ateliês, tanta cultura para gente consumir! É um privilégio.”

E, assim, com um contexto que favorece tanto os encontros que somam quanto o acolhimento do que é familiar, sentimos no paladar uma homenagem autêntica a São Paulo.