Conteúdo oferecido por BVLGARI
Design

O ícone que o mundo esperava: Elizabeth Taylor e a mística da Serpenti

Não poderia ser em outra época ou em outro lugar. Na Itália de Marcello Mastroianni, na Roma da Fontana di Trevi, nos estúdios mágicos da Cinecittà e, claro, nas páginas dos tablóides do mundo inteiro, Elizabeth Taylor e Richard Burton se apaixonam. Começava ali, enquanto contracenam em uma das maiores produções audiovisuais já feitas, o primeiro grande romance midiático da história. 

Conhecido como “a fábrica dos sonhos”, o renomado estúdio italiano já havia sediado filmagens épicas, mas com aquela Cleópatra de Elizabeth Taylor a proporção era outra. De dia, o lendário diretor Joseph L. Mankiewicz empenhava energia para tentar conter — sem sucesso — todo o frenesi que circundava a produção do filme. À noite, as lentes dos paparazzi deixavam os estúdios e se voltavam para os bares e restaurantes localizados na famosa Via Veneto, onde as celebridades se encontravam para fazer da vida noturna romana um grande tapete vermelho. 

O dinheiro envolvido era estratosférico e, com a publicidade do caso entre Taylor e Burton, a exposição era sem precedentes. Mankiewicz definiu Cleópatra como “um dos três filmes mais difíceis que já fiz.” Nos pôsteres, a chamada poderia soar um tanto exagerada, mas era verdadeira: “O filme que o mundo estava esperando.” Todos de fato guardavam as mais altas expectativas — e, no meio do caminho, não foi apenas a rainha Cleópatra que o talento de Elizabeth Taylor consagrou. Com sua ajuda, a joia que todos estavam esperando também alcançou abrangência internacional, fazendo a Bulgari despertar fascínio mundo afora. 

Fundada em Roma, a Bulgari sempre esteve no centro de um contexto cultural muito intenso. Mesmo tendo uma longa história de excelência, foi a partir da produção homérica de 1962 que tudo mudou. Diferente de suas primeiras versões, de 1948, nos anos 50 a Serpenti Bulgari começou a adotar um estilo mais figurativo, com uma cabeça preciosa adornada com olhos de rubi, esmeralda ou diamante. Essa evolução culminou nos anos 60, quando as escamas da serpente foram articuladas com a ajuda de pedras preciosas e esmaltação colorida. Nestes anos inventivos, a Maison criou os primeiros relógios-joia Serpenti, com mostrador oculto na cabeça. 

Em 1962, tudo se alinhou, e a atriz mais famosa do mundo passou a usar a pulseira-relógio nos intervalos do set, como um precioso talismã que a mantinha ligada à personagem que interpretava. Quando Taylor a exibiu em uma publicidade para Cleópatra, a joia foi celebrada globalmente. A atriz era uma fã confessa da Maison italiana — para ela, ir a Roma era ir também à boutique histórica da Via Condotti. 

Com sua língua afiada, Richard Burton certa vez comentou: “A única palavra em italiano que Liz conhece é Bulgari.”

Daí em diante, o impacto da marca no mundo se tornou incomensurável. Tanto é que Andy Warhol, um dos artistas mais influentes dos últimos tempos, recomendava: “Quando estou em Roma, sempre vou à loja Bulgari porque é o mais importante museu de arte contemporânea.” 

Uma afluência de três personagens dessa magnitude é capaz de criar tendências sentidas por anos e anos à frente. Foi o que aconteceu com Cleópatra, Elizabeth Taylor e Bulgari, que, num inspirado acerto do destino, se juntaram para criar uma mística inimitável. 

Se a verdadeira Cleópatra usava cobras como ornamentos, as cobras estampavam muitos dos looks de Taylor. E se foi em Roma que a estrela de Hollywood se apaixonou pela excelência artesanal da Bulgari, foi na capital italiana que a atriz fez o mundo se apaixonar pela ourivesaria Bulgari, reconhecida pela seleção impecável de gemas coloridas em suas peças. Desse encontro, tal como Taylor e a rainha do Nilo, o encanto da Serpenti Bulgari reverbera até hoje como símbolos de emancipação, beleza e empoderamento. 

Em uma história mítica de tradição e vanguarda, a Serpenti completa 75 anos como um ícone venerado por inúmeras e distintas gerações. Nessa trajetória que desafia tempo e espaço, a serpente segue a sua essência voltada ao futuro, apresentando continuamente interpretações cada vez mais desafiadoras e estilizadas do seu clássico. Forjada em uma busca incessante pelo excepcional, a Serpenti Bulgari nos presenteia com uma fonte ilimitada de inspiração, tradição e inovação para os horizontes próximos e distantes.