Conteúdo oferecido por BVLGARI
Benedetta Barzini por Gian Paolo Barbieri para Vogue EUA, em 1969. Imagem: Divulgação.
Design

Um encontro entre originalidade, beleza e tradição

Em sua incessante busca por elegância e sofisticação, traduzindo essas características conforme as nuances de cada época, a Bulgari tece uma narrativa de beleza eterna e design distintivo desde sua fundação, em 1884, no coração de Roma. Consolidando-se como uma joalheria romana magnífica e um ícone de excelência italiana, a marca é reverenciada globalmente pelo primoroso apuro técnico, visão de design revolucionária e pela ousada harmonia de cores que caracteriza cada criação. 

Para além de seu renomado catálogo de joias finas e relógios de alta relojoaria, a Bulgari expandiu sua influência para uma diversificada gama de produtos e serviços de luxo, incluindo acessórios e perfumes, culminando em uma rede exclusiva de boutiques e hotéis em alguns dos destinos mais prestigiados do mundo. 

Em cada peça meticulosamente confeccionada, ecoa não apenas a excelência artesanal, mas também uma narrativa dedicada ao empoderamento e à celebração da beleza em todas as suas formas. Com um legado marcado por uma visão audaciosa e uma paixão pela inovação, a Bulgari personifica a capacidade de evoluir e se reinventar, moldando o presente para um futuro que reflete os mais elevados padrões de criatividade e elegância. 

E quem melhor do que Jean-Christophe Babin, CEO da Bulgari, para falar sobre esse DNA artístico tão forte e inovador? 

A história da Serpenti é fascinante, desde os anos 40 até os dias de hoje. Como a evolução desse ícone reflete a abordagem da Bulgari em unir arte, design e técnica ao longo do tempo? 

A serpente é uma criatura cujas características únicas há muito tempo fascinam a imaginação humana. Este símbolo se faz presente de maneira proeminente em mitos e tradições folclóricas de todas as culturas do mundo como sinônimo de renascimento, proteção, fertilidade e muito mais. Esta imensa significância histórica e simbolismo enquadram-se perfeitamente nos valores e DNA da Bulgari: um caminho de evolução que busca fundir-se com diferentes formas de arte precisamente para explorar as infinitas facetas do símbolo a partir de perspectivas distintas, em uma transformação sem fim.

A própria técnica Tubogas, outro exemplo de ousadia, é uma parte fundamental da identidade da Serpenti. Por que ela é tão especial e de que maneira ela representa a habilidade artesanal da Bulgari e sua inovação no design de joias? 

A técnica Tubogas é uma síntese perfeita da nossa essência. A faixa tubular flexível de inspiração industrial, em metal precioso, sem solda, ilustra a capacidade da Bulgari de experimentar e inovar, sempre expandindo os limites. Isto se torna possível, pois nunca esquecemos nossas origens, levando adiante um conhecimento precioso profundamente ligado ao artesanato e transmitido com empenho ao longo dos anos.

A Maison tem uma longa história de colaboração com figuras icônicas, como Elizabeth Taylor. Como essas parcerias contribuíram para o legado da marca e a percepção global da Bulgari como uma joalheria de prestígio?

Desde a era Dolce Vita até hoje, a Bulgari teve a honra de receber algumas das personalidades mais extraordinárias do mundo do cinema e das artes. Atrizes como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Grace Kelly, Anita Ekberg, além de Sophia Loren e Anna Magnani, entre muitas outras, usaram joias Bulgari dentro e fora das telas com um carisma inabalável. Ainda atualmente, a mistura mágica entre celebridades e criações Bulgari consegue sempre chamar a atenção e roubar a cena. Os nossos embaixadores, de fato, personificam perfeitamente os valores da Bulgari: são talentos multifacetados, carismáticos, fortes e determinados, e isso contribui inevitavelmente para garantir a continuidade e coerência do legado da marca e sua percepção global. Um exemplo é o Festival de Cinema de Veneza em 2021, quando Zendaya usou o colar Serpenti Hypnotic Emerald. Charme, beleza e magia compuseram aquele look de grande impacto!

As criações da marca muitas vezes incorporam motifs geométricos e estilizados. De que maneira esses elementos de design se relacionam com a rica tradição arquitetônica de Roma? 

Roma sempre foi a principal fonte de inspiração da Bulgari. As geometrias e motivos que encontramos nos designs de nossas joias e relógios tomam forma a partir da arquitetura romana: igrejas, lugares icônicos, monumentos. O imenso patrimônio artístico e cultural da Cidade Eterna é incorporado na criatividade da Bulgari e revisitado de maneira única e contemporânea. Assim como as cores e o clima de viver nesta cidade que é lar da Bulgari há quase 140 anos.

A inovação é uma constante na história da Maison. Como a marca busca manter um equilíbrio entre preservar a tradição e se manter relevante conforme o tempo vai passando, promovendo novas ideias e abordagens criativas? 

Eu diria que este é o maior desafio que seguimos enfrentando desde a nossa fundação. Preservamos um espírito pioneiro inerente, que hoje mais do que nunca é essencial para acompanharmos as mudanças e nos mantermos atualizados frente aos desafios cada vez maiores do nosso tempo. É fundamental trabalharmos constantemente para encontrar o equilíbrio entre a necessidade de inovar, experimentar e crescer – explorando novas soluções e ultrapassando limites – ao mesmo tempo em que preservamos nosso DNA e essência, mantendo-os reconhecíveis e consistentes.