Deprecated: Return type of PMXE_Config::getIterator() should either be compatible with IteratorAggregate::getIterator(): Traversable, or the #[\ReturnTypeWillChange] attribute should be used to temporarily suppress the notice in /var/www/amarello.com.br/htdocs/wp-content/plugins/wp-all-export-pro/classes/config.php on line 92
Demolição — Amarello 40 - Revista Amarello
#40DemoliçãoEditorial

Demolição — Amarello 40

“Pressinto que tudo é o avesso da morte”.

Em sua edição de número 40, a Amarello recebe a artista Sofia Borges como editora convidada do tema Demolição.

Demolir é o ato de destruir uma estrutura de forma deliberada, a fim de dar outro destino ao espaço antes ocupado por ela.

Vivemos um momento único e necessário de revisão histórica. O levante das vozes caladas pelo arranjo colonial durante séculos ganha fôlego por meio da internet, amplifica os movimentos sociais e gera a transformação cultural que resultará na mudança política e social de que precisamos para adentrar o século XXI. É a demolição como ruína das grandes verdades que nos foram impostas: a igreja católica, o patriarcado, a segregação racial… Embebidos no lamaçal escatológico dessa decomposição, presenciamos o fim do mundo hegemônico conhecido até então.

A demolição é a força da natureza que nos habita. É deixar um lugar que não nos serve mais e sair em busca de outro. Reconhecer que estamos em estado de fragilidade nos dá a oportunidade de responder com vida, cuja inteligência é muito superior à da morte.

O Pântano, trabalho de Sofia Borges presente nesta edição, traduz com potência a coragem com que devemos encarar a mudança. Deixar os escombros do passado serem demolidos para abrir espaço ao novo é a chance preciosa que temos para reavaliar quem fomos e construir uma sociedade a nosso favor.

Tomás Biagi Carvalho