#6VerdeArteNatureza

Paisagismo Inhotim

por Bernardo Paz

Assim nasceu Inhotim. Um lugar que não se acaba.

A primeira fase do paisagismo começou em 1986 e foi comandada pelo paisagista Pedro Nehring, meu amigo de infância, que planejou, projetou e executou os jardins em uma área de aproximadamente quinze hectares. Foram implantadas inúmeras espécies de palmeiras nativas brasileiras e outras exóticas, de várias regiões do mundo, assim como árvores arbustivas e herbáceas tropicais que se desenvolveram muito bem no local.

O projeto de paisagismo buscou sempre a exuberância, mas também muita harmonia entre as espécies, gerando dessa forma leveza e espontaneidade. Como se esculpisse a natureza, o artista Pedro Nehring harmonizou os jardins de Inhotim com caminhos, escadas e pátios com pedras enormes de quartzito e cristal rosado, hoje raríssimas, sempre em busca de uma forma que evitasse denunciar uma criação surgida pela intervenção do homem. A execução foi feita por pedreiros especializados de Minas Gerais e por um profissional italiano, que construiu os espaços revestidos com pedra tamborada. O mobiliário urbano é assinado pelo designer gaúcho Hugo França, que cria bancos e mesas utilizando resíduos florestais.

O resultado desse trabalho — que ainda está em curso — é uma reserva natural com mais de 1.400 espécies de palmeiras nativas e exóticas, e inúmeras outras, principalmente as naturais da flora brasileira. Foi assim que Inhotim recebeu o título de Jardim Botânico em maio de 2010. O Jardim possui um expressivo acervo, com mais de 4.800 espécies de plantas catalogadas e diversas ações científicas, educacionais e conservacionistas em desenvolvimento. O local abriga uma das maiores coleções de palmeiras do mundo crescendo nos viveiros e jardins. Também expressiva é a coleção de Araceae, família que inclui de imbés a antúrios e copos-de-leite, com cerca de quinhentas espécies, a maior coleção viva dessa família no Hemisfério Sul.

A aprovação do Jardim Botânico Inhotim foi um reconhecimento das atividades já desenvolvidas pela instituição: estudos florísticos, educação ambiental, catalogação de novas espécies botânicas, conservação in situ e ex situ e uso paisagístico de espécies raras. O Jardim Botânico tem como objetivo popularizar as atividades científicas através da educação ambiental e ainda desenvolver novas metodologias transferíveis para recomposição florística de áreas impactadas.

Também em maio de 2010, o Governo Federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reconheceu a Reserva Particular do Patrimônio Natural Inhotim. Localizada dentro do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), a RPPN possui área total de 145,37 hectares e é mais um local dedicado à proteção da biodiversidade no país. Situada no domínio da Mata Atlântica, abriga cerca de mil espécies de plantas vasculares, aquelas que possuem tecidos especializados para o transporte de água e seiva. A reserva é constituída por remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual Montana encontrados em diferentes estágios de sucessão ecológica e alguns encraves de Cerrado no topo das serras. Além da diversidade florística, a reserva possui também três nascentes com origem dentro da área protegida.

Durante a Semana do Meio Ambiente 2011, o Inhotim inaugurou para o público, em caráter permanente, a visitação ao Viveiro Educador, local onde se cultiva grande parte da coleção botânica da instituição. O espaço é formado por um complexo horticultural destinado a pesquisas científicas, manutenção da coleção botânica e atividades educacionais, e abrange uma área de aproximadamente 25 mil m², com um acervo de mais de 4.800 espécies, distribuídas em 167 famílias botânicas, dentre as quais se destacam Arecaceae (família das palmeiras), Araceae (imbés, antúrios, copo-de-leite) e Orchidaceae (orquídeas).

É lá, no coração da coleção botânica do Inhotim, que está sendo cultivada a famosa “Flor Cadáver”, cientificamente denominada Amorphophallus titanum. A exótica espécie floresceu, pela primeira vez na América Latina, no Inhotim, no ano passado. O fenômeno chamou a atenção do mundo inteiro e demorou dez anos para acontecer, durando, contudo, apenas três dias.

Mais de quinze anos passados após a criação e a implantação dos jardins é que nos veio a ideia de transformar minha fazenda particular em um parque aberto ao público, a ser compartilhado e apreciado por milhares de pessoas. Logo em seguida começamos o projeto do museu de arte contemporânea, convidando artistas brasileiros e estrangeiros de renome internacional a expor seus trabalhos em um espaço já humanizado pelos jardins. Assim nasceu Inhotim. Um lugar que não se acaba. Aqui sempre será!