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#1MudançaArteFotografia

Entrevista com The Decaptator

por Rose Klabin

O artista inglês The Decapitator entrou de sola na cena de arte no ano passado arrancando respostas como “original”, “genial”, brilhante” e “pervertido”. Esse artista de culture-jamming (arte que subverte propagandas e comunicação corporativa de massa, infiltrando-se no próprio meio), aniquila as imagens em anúncios de propaganda arrancando as cabeças dos modelos, deixando nada além de um cotoco ensanguentado. Seu trabalho sujo já arrasou coelhinhas da playboy, o elenco de High School Musical da Disney, Sarah Jessica Parker e até mesmo o pobre sapinho verde Caco, dos Muppets, transformando peças publicitárias em arte subversiva. Seu estilo irreverente e perturbador que faz pensar, já ganhou as páginas da revista WIRED, do The Guardian, ADBusters e inúmeros outros veículos internacionais.

Uma de suas ações mais famosas foi o sequestro de centenas de exemplares do London Paper, um jornal gratuito londrino, e a alteração de sua contracapa, decapitando um anúncio do astro do futebol David Beckham e reintroduzido o jornal em circulação. O anúncio para a Gillette parece que já previa o que estava por vir: CUT THROUGH THE NOISE. E é exatamente esse o poder da obra do artista.

Seu trabalho nos diz bastante por si só, mas artista fala muito pouco a respeito e suas entrevistas são raras. Uma de suas obras foi recentemente parar num leilão da renomada Philips de Pury em Londres, mas aparentemente é a única obra à venda de que se tem notícia.

Em julho esteve por São Paulo, onde atacou o shopping Iguatemi, a badalada rua Oscar Freire e até então o seu único alvo fora das ruas, o templo de comércio de luxo da Daslu. Em matéria recente na revista playboy do Brasil, disse que foi só se vestir como rico que os seguranças nem prestaram atenção nele. A Daslu confirmou o atentado, mas se recusou a comentar o ocorrido.

É interessante ver como o artista lá fora parece atacar publicidade de maneira geral, mas em São Paulo escolheu todos os alvos entre o comércio de luxo. Seria uma crítica à adulação da elite paulistana a superioridade do dinheiro? Ou em um país tão desigual, não faria sentido comentar contra a publicidade em si, já que grande parte da população ainda sonha em comprar geladeira e máquina de lavar roupas? O que quer que seja, realmente ele nos faz pensar.

O que motivou sua vinda ao Brasil?
Encontrei uma ótima promoção em tarifas aéreas.

Você tem interesse em decapitar Sarney, Maluf ou Renan Calheiros? Ou prefere vê-los degustando a Moët Chandon?
A própria população deveria tomar esse tipo de atitude, mas quando estive por aí me pediram que voltasse durante as eleições para dar um pulo em Brasília. Ouvi dizer que eles têm ótimas pizzas.

O seu trabalho tem alguma ligação com as obras de Banksy, dos Gêmeos e Joseph Beuys?
Diria que são mais influências pré-rafaelitas com pitadas de neoconstrutivismo Russo.

Fale um pouco sobre o casamento entre a arte e a indústria da moda.
Não fui convidado para a cerimônia, mas soube que estão superfelizes e já estão até fazendo tratamento para engravidar.

O que acha das estratégias de marketing e de branding propostas por Marc Jacobs ao longo dos últimos anos?
Marc who?

Ao seu ver, qual a ligação entre a política, a arte e o consumo?
A Política é a dona do bordel, a arte são as prostitutas e o consumo é o lubrificante.

Suas intervenções: protesto, entretenimento ou sorvete de creme?
Não tenho tomado meus remédios ultimamente, mas assim que voltar para o hospital sei que vou me acalmar um pouco.

Polícia ou ladrão? Por quê?
Apenas um cidadão normal.

Seu sonho de consumo?
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