Fotos de João Wainer
ArteMúsica

Rhonda completa

Álbum mais maduro e enigmático da cantora Silvia Machete teve São Paulo como palco criativo e, ao completar um ano, ganha de presente versões pulsantes com todas as faixas remixadas 

Quando você muda de cidade, de certa forma, renasce. A nova atmosfera abre outros espaços, situações e desejos. E você se vê, naturalmente, em um papel diferente. Foi o que aconteceu com a cantora, compositora e performer Silvia Machete, 45 anos, quando deixou o Rio, cidade onde mais viveu, para ir morar em São Paulo. “A mudança acionou um gatilho muito excitante pra mim. Parecia que eu estava em Nova York. Perdi minhas referências… E surgiram melodias diferentes, ganhei uma nova voz, que saiu em inglês!, fora do meu controle”, revela. Silvia fez Rhonda apaixonada por todo esse movimento que acontecia ao seu redor. “A combinação desses fatores me levou a este clima misterioso e envolvente que tem no disco”, afirma. 

O processo de criação foi em 2019, pré-pandemia, e o lançamento em 2020, já com tudo fechado. Para Silvia, acostumada ao palco e à exposição, foi mais um desafio. As cortinas fechadas e o lançamento sóbrio e menos explosivo, entretanto, combinaram com o disco. “Finalmente consegui ser cool”, brinca a cantora, famosa por suas performances extravagantes, como a que faz malabarismos com o bambolê enrolando um cigarro, o chamado “número do bambolê”.   

Silvia sente que Rhonda é seu trabalho mais maduro e que lhe dá prazer de ouvir e reouvir. “Eu não costumo me ouvir. Mas  Rhonda é tão diferente de tudo que já fiz. Gosto de escutar e reviver o momento da composição. Acho sexy”, define. Os elogios da crítica endossam seu feeling. O disco comemora um ano agora se reinventando, com todas as faixas remixadas por grandes produtores amigos dela (veja abaixo a lista dos participantes, faixa a faixa).  A ideia é acompanhar o movimento do mundo, já mais pulsante do que em seu lançamento. As músicas ganham maior vibração. O primeiro single sai nesta sexta, 06/08, com remix do conceituado produtor Kassin: “Acompanho a Silvia desde sempre, e sempre a admirei, mas considero Rhonda o melhor disco dela. Ela me convidou pra remixar uma faixa, escolhi “Forget to Forget”, quis fazer algo vazio pra explicitar a beleza da letra e da melodia em contraste com a bateria eletrônica”, destaca Kassin.

Os próximos remix saem em setembro, outubro e novembro e em dezembro ela lança o álbum completo, Rhonda Revisite. “Gosto de pensar neste álbum como o som de um motor de motocicleta, sensual, te embalando”, traduz. Que agora dá mais um arranque. 

Rhonda – Revisite por Silvia Machete

Lips Leo Marques (Ilha do Corvo) 
Soon Regis Damasceno 
Forget to forget Kassin
I love missing you Diogo Strauz 
Meesy eater Rockers Control 
Carrousel Lalo’s Dub 
One of the kids you know – Alberto´s Alberto Continentino
Great mistake Grand Piano version Chicão 
So many nights Nomade Orquestra 
Cactus Olympyc

Ouça Rhonda no Spotify, Deezer, iTunes e todas as principais plataformas de streaming